Carteira de Trabalho Digital online - Baixe agora grátis - Renda De Mãe
loader image
Pesquisar
Close this search box.

Carteira de Trabalho Digital online – Baixe agora grátis

Anúncios

A carteira de trabalho online é a nova forma de acessar aos seus dados de trabalho. O documento online irá substituir a versão em papel, mas o documento físico não deve ser descartado. Para obter um documento, os cidadãos têm de lidar com a burocracia, filas de espera, formulários de serviço limitados e compromissos. 

Para melhorar esta situação, o governo criou várias plataformas para a obtenção de documentos digitais. A tendência é de facilitar o acesso da população aos documentos básicos. No entanto, muitos cidadãos não sabem como utilizar estes documentos ou não têm qualquer ideia sobre os mesmos. 

Neste artigo, iremos fornecer algumas informações sobre estes documentos importantes. Primeiramente, para obter o CTPS digital e verificar toda a sua vida profissional, ou obter a sua primeira via do documento. 

Carteira de Trabalho

A carteira de Trabalho e previdência Social foi criada em 1932 durante o governo Vargas, mas só é obrigatório desde 1934. É utilizado pelos trabalhadores brasileiros para garantir os seus direitos. A partir de 2019, o documento em papel já não é necessário para a contratação, pelo que os meios digitais estão a tornar-se cada vez mais importantes. No entanto, algumas empresas poderão exigir o documento original. No entanto, é importante não desfazer do documento ao candidatar-se ao formato online. Além disso, pode haver problemas de dados; estas dúvidas só podem ser resolvidas com o CTPS físico.

O documento do trabalhador contém toda a informação sobre a sua vida profissional. É um documento muito importante para a concessão de benefícios, por exemplo, a aposentadoria.

Carteira de trabalho online – Como baixá-lo e cadastrar.

O download é completamente gratuito e está disponível para Android e IOS. Portanto, basta ir a uma das lojas online e pesquisar o documento digital. À primeira vista, o aplicativo é bastante simples e de fácil acesso. Para se registar, o trabalhador deve ter acesso ao Gov.br, o portal do governo para acessar aos serviços online. 

Se o utilizador não tiver um registo, pode simplesmente registar-se no site do Gov.br. Então, o cidadão deve fornecer algumas informações para completar o registo. No aplicativo ou no computador, o cidadão pode então obter a carteira de trabalho digital através do portal do Gov. Assim, o registo é muito fácil, sem filas de espera ou tempo de espera. 

Carteira de trabalho online – Veja como utilizá-la 

Uma vez registado no Gov.br, ou se já tiver um, é hora de abrir o aplicativo carteira de trabalho digital. Clique em “Entrar” e introduza os seus dados. Isto dará ao trabalhador acesso ao aplicativo. Tenha cuidado, porém, porque se essa for a primeira vez que o cidadão acessar ao CTPS, poderá ser necessário registar-se no CNIS.

Aqueles que já possuem uma carteira de trabalho já terão todos os recursos disponíveis quando entrarem. Assim, é possível visualizar os contratos de trabalho, verificar a elegibilidade para as prestações e converter a CTPS num documento PDF. Desta forma, o trabalhador tem acesso a toda a informação que possui como empregado. Da mesma forma, o empregador tem acesso aos seus dados através do seu CPF.

Em algumas profissões, o documento em papel ainda é necessário, de acordo com o portal governamental. Assim, se precisar do CTPS físico, será necessário solicitar o atendimento a secretaria de trabalho. No entanto, se o cidadão já tiver o documento, este processo é desnecessário.

Outros aplicativos que serão uteis.

Carteira digital de trânsito: A carteira digital é a forma online da CNH. Este aplicativo é válido como cartão de identificação em todo o território nacional, mas o dispositivo deve estar ligado à Internet. Isto permite ao condutor sair de casa sem o documento em papel e evita a perda e a burocracia da obtenção de uma segunda cópia. 

Gov.br: Através do Gov.br, é possível solicitar e utilizar vários serviços online fornecidos pelo governo federal. Por exemplo, ENEM, SISU, INSS, CNIS, alistamento militar e outros. O cidadão pode acessar a esses serviços através do site ou através do aplicativo disponível nas maiores lojas de aplicativos digitais. 

carteira de trabalho digital online
imagem retirada do Google

E-Título: Tal como a carteira digital de trânsito, este aplicativo é utilizado para evitar a utilização de um documento em papel. Tudo o que tem de fazer é verificar os dados no documento original ou no site da TSE e registar-se no aplicativo. Uma vez registado, o documento aparecerá automaticamente na tela inicial e se houver algum problema com a documentação, o utilizador deve contactar o TSE. 

Considerações finais

As oportunidades oferecidas pela tecnologia estão cada vez mais presentes na vida quotidiana dos brasileiros. Especialmente em relação a aplicativos governamentais e serviços online. Isto porque a maioria dos serviços são conhecidos pelos longos tempos de espera e pela burocracia na execução de procedimentos simples. 

Por exemplo, a carteira digital de trabalho que é um serviço que se tornou muito mais fácil, sem horários, filas de espera e muitos outros problemas. Este artigo mostra também outros aplicativos úteis. Assim como as funções mais importantes e a forma de as utilizar. 

Baixe aqui carteira digital de trabalho online. 

Mais postagens