Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Vale a pena se tornar (MEI) – Micro Empreendedor Individual?

Hoje você vai decidir de uma vez por todas se formalizar seu atual ou futuro negocio sendo MEI (Micro-Empreendedor-Individual) vale mesmo à pena.

Será que vale a pena ser MEI?

Quer formalizar o seu Negocio, mas não sabe por onde começar e nem conhece as regras para se tornar uma MEI – Micro Empreendedora Individual (MEI)? Tão pouco sabe se essa modalidade vale a pena para você?

Quando você é um profissional é muito importante ter alguma garantia, pois trabalhar na incerteza do amanhã é bastante complicado e nem um pouco aconselhável.      

O Brasil, por exemplo, sempre teve trabalhadores vivendo na informalidade.

Tentando diariamente, de uma forma ou de outra buscar o seu dinheiro para poder sobreviver, pagar suas contas e desta forma honrar com seus compromissos.

 Diante disto, em 2008 o governo criou a modalidade MEI – Micro Empreendedor Individual.

Essa modalidade passou a existir para que esses mesmos trabalhadores passassem a ter mais “dignidade” por proporcionar a oportunidade de ter o seu negócio Registrado e Formalizado.

Mas porque ser um profissional Registrado?

Primeiramente porque você será um profissional Formalizado e amparado pelo governo.

Em segundo lugar é importante destacar que o (MEI) é Uma modalidade de empreendimento com um imposto simplificado, ou seja, reduzido, criado também com o objetivo de futuro crescimento para a respectiva empresa registrada.

É claro que para se Tornar um MEI é necessário cumprir alguns deveres destinados a esse tipo de empreendedor e conseqüentemente esse mesmo empreendedor passa a ter alguns importantes direitos que antes não era possível ter.

Mas para ser mais clara, vou citar abaixo alguns deveres e direitos de todo cidadão e Cidadã que passa a ser MEI:

Direitos:

Aposentadoria por idade:

Uma das maiores preocupações da atualidade para quem trabalha por conta própria é a aposentadoria.

Como o valor de contribuição como Profissional Autônomo é muito mais elevado, muitos profissionais acabam não contribuindo. Como MEI você terá direito a aposentadoria por idade pagando um taxa bem mais baixa, o que por si só já é uma grande vantagem.

Para se ter uma idéia o valor de contribuição como Autônomo gira em torno de 200,00 (duzentos reais) mensais em media, em quanto que como MEI você vai pagar pouco menos de 60,00 (sessenta reais).

A idade mínima para esse tipo de aposentadoria é 60 anos para mulheres e 65 para homens observando a carência e o tempo mínimo de contribuição que é de 180 meses.

Aposentadoria por invalidez ou quando for de Direito:

Quem trabalha por conta própria sabe que imprevistos sempre acontecem, e uma das situações mais complicadas para nossa saúde física e financeira é não poder trabalhar e não ter nenhuma garantia de renda nesse meio tempo.

Sendo MEI você não vai precisar viver nessa incerteza, pois estará amparado em qualquer situação inesperada.

São necessários no mínimo 12 meses de contribuição.

Licença a Maternidade:

Qualquer mulher que deseja ser mãe e é empreendedora registrada MEI terá a tranqüilidade de ter seu direito assegurado nos primeiros meses apos o parto.

São necessários no mínimo 10 meses de contribuição.

Pensão por Morte

Esse beneficio tem duração variável levando em consideração os tempos de carência e as regras conforme cada tipo de beneficiário.

Funcionário registrado:

 Os negócios estão indo bem? Nada melhor do que contratar um colaborador para que ele cresça ainda mais.

Sendo MEI você terá direito a ter não mais que um funcionário Registrado.

Plano de Saúde

 Direito de contratar um Plano de saúde na modalidade Empresarial que tem desconto muito significativo se comparado aos planos individuais.

Emissão de nota Fiscal

Como MEI você poderá emitir Nota Fiscal, ou seja, muito mais credibilidade para seu negocio e mais confiança para seus clientes.

Deveres:

As obrigações destinadas ao cidadão MEI são bem simples e praticas de serem aplicadas.

São Elas:

  • Fazer Declaração de faturamento anual
  • Fazer controle mensal de recebimento e pagamentos.
  • Pagar as contribuições mensais que giram em torno de $60,00 (sessenta reais) Atualizado em 2020.

Regras:

  • O faturamento anual tem que ser de no Maximo 81.000,00 (oitenta e um Mil Reais), portanto se você tem um potencial muito grande de crescimento talvez o Mei não seja a melhor opção para você e o ideal é que você já se registre na Modalidade ME (Micro-empreendedor)
  • Não se pode registrar como MEI trabalhadores que exercem Atividades que apresentam qualquer tipo de Periculosidade.

Outras informações importantes:

  • Antes De formalizar o negocio verifique se já recebe algum tipo de beneficio previdenciário, pois estes poderão ser cancelados com a formalização.
  • È possível dar baixa no seu CNPJ – MEI em qualquer tempo sem pagar nenhuma taxa, desde que esteja em dia como pagamento das DAS – (Documento de Arrecadação do Simples Nacional)

Comece Agora

Há muito tempo, ter um trabalho formal deixou de ser sinônimo de estabilidade financeira. Na verdade é exatamente o contrario, já que neste caso há total dependência do patrão para se manter naquele determinado emprego.

Então porque não decidir de vez pelo seu próprio negócio?

Investir no seu sonho vai lhe trazer auto-estima e autonomia profissional, poderá tomar suas próprias decisões e escalar o seu sonho ao invés do sonho dos outros.

É totalmente normal sentir medo e receios em começar o negocio próprio, já que se trata um mundo novo e de muitas incertezas para iniciantes, mas o resultado é compensador.

Então vá em frente, arregace as mangas e entenda que Ser um empreendedor requer que você mude sua mentalidade de Empregado, que trabalha e espera o seu salário para Empreendedora, e alguém que esta a frente de um negocio e que detém toda a responsabilidade sobre seu sucesso. Só depende de você, do seu esforço e sua dedicação.

Então não perca mais tempo. Formalize-se!

“Quer trabalhar por conta própria mas não sabe por onde começar? Leia um dos artigos: Dinheiro em Casa Exclusivamente Pela Internet, 5 Profissões Promissoras na Areá da Beleza Para 2020 ou Artesanato Para Vender, Idéias Simples e Lucrativas.”

Se esse artigo te ajudou, deixe nos comentários e compartilhe nas suas Redes Sociais!

Até a Próxima!


A MELHOR MAQUININHA DE CARTÃO PARA O SEU NEGÓCIO

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe aqui sua reclamação, sugestão ou elogio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.